sexta-feira, 18 de junho de 2010

José Saramago: personalidades lamentam perda do escritor

  
A morte do escritor português José Saramago, na manhã desta sexta-feira, provocou reações emocionadas em todo o Brasil. Nomes de destaque na vida cultural do país manifestaram seu pesar, por meio de declarações ao Varre Mundo, este novo blogue que aqui vos fala. 

Ana Maria Braga mostrou-se consternada com a perda e vai levar ao ar, no seu programa da próxima segunda-feira, as melhores receitas de iguarias do Alentejo, preparadas segundo as especificações do Nobel de Literatura. Vai lançar também o quadro Saramago, Cama, Mesa & Banho, com dicas imperdíveis de decoração, baseadas nos maiores sucessos do autor. 

Compadre Washington D.C., do grupo Foi o Tchan (que tenta seu retorno às paradas de sucesso), nunca tinha ouvido falar nesse baiano, mas, por uma questão de educação, mandou condolências à família. Revelou ainda que vai ensaiar uma coreografia especial, a ser gravada no Pelourinho, concebida em homenagem ao escritor, para o lançamento do hit Ayeayô, Pelô, alelayê, totalmente cantado em baianês, com a participação de seis esculturais dançarinas seminuas. 

Fausto Silva falou da importância – não soube explicar qual – de Saramago na literatura mundial e comandará, em seu programa deste domingo, o Domingão do Saramagão, um novo 'game' de perguntas (idiotas) e respostas (mais idiotas ainda) sobre os maiores escritores portugueses. Contou que esteve com ele pelo menos uma vez em sua casa, nas Ilhas Canárias, embora a reportagem tenha apurado que o encontro foi, na verdade, com Roberto Leal, e na Ilha da Madeira. 

Luciana Gimenez lamentou não ter podido contar com a presença de José Saramago em um de seus programas mais recentes das quartas-feiras, quando se realiza o tradicional desfile de lingerie. A assessoria do escritor confirma o convite, feito há duas semanas por correio eletrônico e com erros crassos de português. 

Wagner Montes, cuja produção já tinha preparada uma matéria especial sobre Saramago para o Balanço Geral, emocionou-se ao lembrar-se... De alguma outra coisa qualquer, já que sequer sabia de quem se tratava.

   

Nenhum comentário: